Blog Solução

Como iniciar uma empresa de sucesso

Como iniciar uma empresa de sucesso

Faça o planejamento tributário
O planejamento tributário é o conjunto de ações na qual a empresa faz o arranjo de suas atividades, respeitando as leis existentes, e com isso podendo reduzir seu pagamento tributário de forma mais competitiva e rentável. E pode ser realizada em 3 passos:

1) Definir o regime jurídico da organização; se será uma fundação, ONG ou se será composta na forma de empresa. No caso de empresa, junto com o seu contador, é necessário decidir se será Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e, no caso de Microempreendedores Individuais, o MEI. (Exemplo: se houver a possibilidade de crédito tributário, a empresa não deve ser feita com Simples Nacional).

2)  Defina a forma de contratação da mão de obra.

3) E por fim, o terceiro passo é escolher os locais de instalação, compra de insumos e venda de produtos. É importante ressaltar que esse passo a passo deve ser feito e avaliado em conjunto com um profissional da área de contabilidade de sua confiança.

Tenha um planejamento financeiro
Para todo negócio prosperar é necessário organização e controle financeiro. Se você ainda não fez seu planejamento financeiro sugiro que faça logo. Muito mais do que ter uma estratégia de atuação, é preciso criar um planejamento financeiro com metas bem equilibradas e definidas. Por isso, a segunda etapa após definir o planejamento tributário é o financeiro. Planejar as finanças pode ser algo bem menos complicado do que você imagina, basta um pouco de disciplina e atenção. É preciso fazer um planejamento financeiro eficiente, que realmente ajude o seu negócio crescer; pois é através dele que você saberá o quanto usar de investimento inicial, quando conseguir pagá-lo e começará a ter lucro, e também é uma métrica para saber a hora de parar, pois é preciso considerar algumas variáveis como a instabilidade da conjuntura financeira do Brasil. Planejar é enxergar o final desde o começo, então, antes de qualquer ação, faça um excelente plano financeiro e boa sorte.

Defina um salário fixo para os sócios
Um dos erros mais comuns dos empreendedores é não fazer uma separação clara entre as finanças pessoais (pessoa física) e da empresa (pessoa jurídica). Essa divisão é muito importante para que a empresa consiga funcionar com eficiência e os planejamentos de ação e financeiros façam sentido. Sem fazer essa diferenciação do que entra e se destina a empresa, o empreendedor pode acabar se endividando e recorrendo ao seu crédito pessoal, principalmente no início da formação da empresa. Por conta disso, defina um pró-labore para os sócios. Obter esse controle financeiro exige disciplina, principalmente se o empreendedor não é familiarizado com a área de finanças, uma vez que diversos fatores precisam ser levados em consideração.

Controle o fluxo de caixa
Para o fluxo de caixa, ou valor restante das entradas e saídas ser calculado, é necessário antes de tudo, o registro das transações financeiras da sua empresa como investimentos, gastos e pagamentos. Não esqueça de levar também em consideração os gastos variáveis. O fluxo de caixa permite que você avalie qual o valor disponível para ser utilizado no momento da necessidade, além de te dar a possibilidade de controlar de forma segura a sazonalidade, ter recursos disponíveis para imprevistos e ser mais assertivo e seguro na hora de corte de gastos ou investimentos. Realizar essa análise é muito benéfico para sua empresa porque ajuda diretamente na tomada de decisões em relação ao futuro e ao crescimento do seu negócio.

Precifique o seu produto
No momento de precificar o seu produto, certifique-se que esteja fazendo corretamente, garantindo um impacto positivo nas finanças da sua empresa. Para isso, leve em conta todos os fatores que influenciam no preço final de seu produto, desde os gastos fixos, variáveis, impostos e o preço de mercado. Desconsiderar alguns desses custos pensando que eles não influenciam diretamente pode levar sua empresa ao prejuízo. Além disso, atribuir um valor ao seu produto ou serviço também depende de outras características relacionadas ao seu tipo de público-alvo, qual o preço desse mesmo produto ou serviço atribuído pelos seus concorrentes, e além de tudo, considerar um preço que agrade ao seu cliente, mas que também que não ultrapasse o orçamento de sua empresa. Você também deve analisar qual a margem de lucro que deseja obter sobre esse produto e se a sua empresa vai focar em exclusividade. Portanto, conheça seu produto e elabore um estudo de custos que são essenciais para a viabilização desse item e não esqueça de considerar imprevistos ou reposições de emergência.

Acompanhe receitas e despesas
A falta de controle das receitas e despesas da empresa é um caminho fácil para as dívidas, principalmente quando passo anterior precificação do produto é feita de forma incorreta. Tome nota de todas as receitas geradas pela sua empresa, descontando os custos para fabricar o seu produto ou oferecer seu serviço, os impostos e as despesas com a manutenção. Quando as dificuldades financeiras surgem, é comum pensar primeiro que as receitas estão baixas, mas leve em consideração também os gastos não previstos ou o aumento de custos relacionados às atividades operacionais. Sem mencionar também os períodos de maior fluxo financeiro, como o dia de pagamentos dos funcionários, que influenciam muito na renda. Prepare-se para essas variações no seu orçamento, de forma que tudo seja calculado previamente e a empresa consiga lidar com as oscilações normais de qualquer negócio.

Defina metas de receita e investimentos
Planejar o futuro se torna muito mais simples quando se conhece bem uma empresa. Estabelecer metas é a chave para que o seu negócio não estagne e continue rendendo bons resultados. Você pode começar estabelecendo metas de acordo com o status da sua empresa, sendo coerente com as necessidades em determinados períodos. Foque em áreas mais específicas e estipule prazos. Além disso, é importante delegar tarefas aos seus funcionários ou sócios para que a empresa consiga alcançar esses objetivos com sucesso. Aproveite as oportunidades e fique atento à economia, quais são as melhores opções de acordo com o momento, e em que a sua empresa pode investir para melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido. Qualquer ação financeira deve ser feita de modo planejado e estratégico, focando em um crescimento que seja sustentável para a sua empresa.

Use Utilize um sistema de controle
Todos os passos anteriores se tornam muito mais simples, eficientes e controlados quando a empresa tem um bom sistema de gestão. Automatizar tarefas garante mais eficiência para organizar suas finanças e acompanhar o desempenho financeiro da sua empresa em tempo real, podendo prever com mais facilidade possíveis imprevistos e ter controle total da empresa. A Solução Informática oferece um software de automação que emite desde relatórios e gráficos completos de todas as transações financeiras da sua empresa, até a gestão de estoque e controle de contas a pagar e receber. Além disso, um sistema automatizado auxilia na gestão fiscal e tributária, agilizando processos como emissão de nota fiscal e contabilização de impostos de produtos.

Comentar: