Gerir um negócio promissor pode ser uma verdadeira missão. A vida
de empresários é recheada de obstáculos e a verdade é que o sucesso não vem
apenas de estar no lugar certo, na hora certa.
Apenas a disposição para administrar e empreender não garante a
prosperidade de uma empresa. Novas organizações e até mesmo companhias já maduras
estão sempre sujeitas a falhas e podem, da mesma forma, aprender e evoluir a
partir dos desafios.
Trabalhar com
tecnologias obsoletas
A procura por soluções de
gerenciamento de processos tem registrado uma evolução positiva, onde cada vez
mais as soluções em tecnologia da informação permitem que as empresas tenham um
rápido retorno do investimento e ganhos de produtividade. O apoio de um aparato
tecnológico permite que a produtividade aumente enquanto os erros e retrabalho diminuem
consideravelmente. A automatização, por exemplo, contribui para evitar as
falhas em processos manuais, minimiza outros gargalos de caráter operacional e
aumenta a eficiência. Além disso, torna-se possível gerenciar custos e
indicadores, movimentações financeiras, entre outras vantagens.
Não investir
em marketing
Em um cenário com tanta concorrência, nunca esteja confortável com
as metas de vendas e com a comunicação com seus clientes. Hoje o marketing não significa
apenas promover os benefícios de produtos e serviços através de propaganda e
publicidade, mas também focar na experiência do cliente, engajá-los e fazer com
que se encantem ao ponto de serem “promotores” da sua empresa.
Ficar de fora
do mundo digital
Partindo do ponto anterior, é essencial buscar apoio no vasto
mundo digital: redes sociais, mecanismos de busca, um site moderno e apelativo,
multiplicidade
de canais de comunicação, estratégia de
e-mail marketing, blogs e outros meios que sirvam para chamar a atenção dos
clientes e criar campanhas. A presença digital é um excelente canal para reforçar
a interatividade com seus clientes.
Não ter um
planejamento
Não adianta criar planos de negócio, especificar os detalhes de
processos e operação, pensar em complexos modelos gerenciais e estruturas
organizacionais. É essencial que tudo isso esteja em sintonia com um
planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo. Planejamentos passam
sempre por ajustes ao longo da vida da empresa, então, primeiramente defina um
destino a alcançar. Sem uma visão de futuro, dificilmente conseguirá desenhar
um caminho e cumprir seus objetivos.
Subestimar a
movimentação do mercado
Muitas vezes subestimamos a temperatura do mercado e esse erro
pode ser fatal. Então, busque estar por dentro do que acontece no seu setor e também
de todo o contexto socioeconômico em que está inserido! Utilize, por exemplo,
ferramentas como o benchmark, que permite uma troca de informações com outras
empresas, comparação de indicadores e o compartilhamento de melhores práticas. Compreender o mercado de uma
forma ampla permite traçar estratégias eficazes, inovar na medida certa e
projetar o crescimento de forma mais assertiva.
Empreender em
uma área totalmente desconhecida
Empresários precisam dominar, de forma segura, seu segmento de
atuação. Ser entendedor e sem manter atualizado, acompanhando as necessidades
dos consumidores, a movimentação da concorrência, a mudança de perfil de
clientes, que hoje são muito mais engajados e possuem acesso a uma ampla
variedade de canais e informações.