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Conheça alguns erros que todo  empresário deve evitar.

Conheça alguns erros que todo empresário deve evitar.

Gerir um negócio promissor pode ser uma verdadeira missão. A vida de empresários é recheada de obstáculos e a verdade é que o sucesso não vem apenas de estar no lugar certo, na hora certa.

Apenas a disposição para administrar e empreender não garante a prosperidade de uma empresa. Novas organizações e até mesmo companhias já maduras estão sempre sujeitas a falhas e podem, da mesma forma, aprender e evoluir a partir dos desafios.

Trabalhar com tecnologias obsoletas


A procura por soluções de gerenciamento de processos tem registrado uma evolução positiva, onde cada vez mais as soluções em tecnologia da informação permitem que as empresas tenham um rápido retorno do investimento e ganhos de produtividade. O apoio de um aparato tecnológico permite que a produtividade aumente enquanto os erros e retrabalho diminuem consideravelmente. A automatização, por exemplo, contribui para evitar as falhas em processos manuais, minimiza outros gargalos de caráter operacional e aumenta a eficiência. Além disso, torna-se possível gerenciar custos e indicadores, movimentações financeiras, entre outras vantagens.

Não investir em marketing

Em um cenário com tanta concorrência, nunca esteja confortável com as metas de vendas e com a comunicação com seus clientes. Hoje o marketing não significa apenas promover os benefícios de produtos e serviços através de propaganda e publicidade, mas também focar na experiência do cliente, engajá-los e fazer com que se encantem ao ponto de serem “promotores” da sua empresa.

Ficar de fora do mundo digital


Partindo do ponto anterior, é essencial buscar apoio no vasto mundo digital: redes sociais, mecanismos de busca, um site moderno e apelativo, multiplicidade de canais de comunicação, estratégia de e-mail marketing, blogs e outros meios que sirvam para chamar a atenção dos clientes e criar campanhas. A presença digital é um excelente canal para reforçar a interatividade com seus clientes.

Não ter um planejamento

Não adianta criar planos de negócio, especificar os detalhes de processos e operação, pensar em complexos modelos gerenciais e estruturas organizacionais. É essencial que tudo isso esteja em sintonia com um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo. Planejamentos passam sempre por ajustes ao longo da vida da empresa, então, primeiramente defina um destino a alcançar. Sem uma visão de futuro, dificilmente conseguirá desenhar um caminho e cumprir seus objetivos.

Subestimar a movimentação do mercado

Muitas vezes subestimamos a temperatura do mercado e esse erro pode ser fatal. Então, busque estar por dentro do que acontece no seu setor e também de todo o contexto socioeconômico em que está inserido! Utilize, por exemplo, ferramentas como o benchmark, que permite uma troca de informações com outras empresas, comparação de indicadores e o compartilhamento de melhores práticas. Compreender o mercado de uma forma ampla permite traçar estratégias eficazes, inovar na medida certa e projetar o crescimento de forma mais assertiva.


Empreender em uma área totalmente desconhecida

Empresários precisam dominar, de forma segura, seu segmento de atuação. Ser entendedor e sem manter atualizado, acompanhando as necessidades dos consumidores, a movimentação da concorrência, a mudança de perfil de clientes, que hoje são muito mais engajados e possuem acesso a uma ampla variedade de canais e informações.

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